sexta-feira, 17 de abril de 2009

Dilma, Presidenciável ?

A cada quatro anos temos o processo eleitoral mais importante do país. A eleição presidencial.
Nesse pleito, teremos pela primeira vez uma mulher disputando a cadeira do Palácio da Planalto. Dilma Rousseff, 62 anos, 20 dedicados a política, é a preferida do presidente Luís Inácio Lula da Silva.
Essa mineira de Belo Horizonte, foi nomeada ministra da Casa Civil em 2005 após o escândalo do mensalão que envolvia seu antecessor José Dirceu - outro também envolvido em terrorismo.
Hoje coordena o PAC (Plano de Aceleração do Crescimento). Um plano que investe 6 bilhões de reais somente na região norte e nordeste do Brasil. Atualmente o PAC esta sendo usado como plataforma eleitoreira. Exemplo é o anuncio do pacote habitacional que promete 1 milhão de casas com um investimento de 34 bilhões de reais.
Vivemos em um país onde o sonho da casa própria ainda é sonho. Uma atitude louvável esse investimento. Mas com 6 anos de governo Lula, a preocupação a menos de dois anos da campanha eleitoral é suspeitíssima.
O que a maioria da população desconhece é o curriculum da futura candidata a presidenta.
Dilma Vana Rousseff militou na organização marxista Var-Palmares. Em 1969 ajudou a articular uma das ações mais ousadas da guerrilha: o assalto ao cofre do governador paulista Adhemar de Barros .
Na clandestinidade adotava codinomes como Estela,Luiza, Patrícia e Wanda. Foi presa em setembro de 1979 . Um promotor militar a chamou de " papisa da subversão". Ficou detida no presídio Tiradentes em São Paulo , o mesmo em que estava Frei Betto,um dos conselheiros de Lula.
Em 2008, uma reportagem publicada pela revista VEJA!, revelou que o Palácio do Planalto montou um dossiê que detalhava gastos da família de FHC.
A matéria diz que os documentos estariam sendo usados para intimidar a oposição na CPI dos Cartões Corporativos. A Casa Civil negou a existência de tal dossiê, apresentando no espaço de 15 dias três versões diferentes sobre o assunto, todas depois desmentidas pela imprensa.
Em entrevista coletiva em 4 de abril do mesmo ano, Dilma reconheceu a feitura do banco de dados, mas descartou a conotação política do mesmo.
Disse que o vazamento de informações e papéis federais é crime e que uma comissão de inquérito interna iria apurar o fato. Fato que até hoje não teve respostas definitivas e nem responsáveis punidos.

sábado, 4 de abril de 2009

Sonhos que deixamos de Sonhar

Outro dia me peguei pensando no meu passado. Puxa vida! Lembrei das farras que caia e dos porres que me derrubavam. Hoje com meus trinta e poucos anos ("mais poucos" do que você imaginou agora viu?), não tenho vontade e nem disposição para esses momentos de prazer ou desprazer - tudo depende do ponto de vista.
Mas voltando as vacas frias (alias, nem sei o porque que todos usam essa expressão. Nem de vaca estamos falando), pensei nos amigos que atravessaram esse momento de formação de caráter e inicio de cirrose.
Foram amigos leais, caras que ficavam lado a lado em qualquer situação. Um pé na bunda que levávamos das meninas por exemplo, estávamos todos lá, dando apoio e palavras de incentivo. E ajudando a xingar também.
Sonhos para o futuro eram divididos. O Rogério por exemplo, com seu topete (que hoje deu lugar a uma careca brilhosa), queria ser publicitário. Trabalha hoje em um laboratório clínico. Alberto, o Betão (porque todo nome que termina com berto, vira Betão?) com sua valentia, desejava ser lutador de boxe. Trabalha como segurança em uma rede de loja de varejo. Agnaldo "mão leve" e Ricardo o "Japa" queriam ser Dj´s. Não pense bobagem! O apelido "Mão leve" era por fazer aquela barulheira (scratch) com uma agilidade de deixar até o ratinho Ligeirinho com inveja. O Japa voltou as suas raízes e mora no Japão há 20 anos.
Eu? Eu nem imaginava que um dia iria atuar em rádio. Uma época pensei em ser médico. Usava branco e tudo mais. Até um dia uma senhora me perguntar que centro de macumba eu frequentava. Desisti! Acho que a culpa foi dela por ter destruído meu sonho de médico. Mas me tornei espírita!
Outra vez me imaginei sendo piloto de caça. Ah! Quem não assistiu TOP GUN e ficou imaginando quantas meninas iriam traçar se fosse igual ao Tom? Confessa!
Fiquei tão empolgado com a idéia que fiz de tudo para entrar na Força Aérea. Depois de semanas descobri que os soldados da Aeronáutica pilotavam e pilotam até hoje um tipo de aparelho. O rastelo!
Eramos os donos da rua. Achávamos que éramos os donos do nosso destino. Nos sentiamos imortais. Choramos juntos as perdas de amigos inesquecíveis como o Serginho que morreu ao extrair um dente. Uma das mortes mais idiotas!
Todos esses garotos se tornaram homens de bem. Tentando a todo custo e de forma correta sobreviver nesse mundo destruidor de sonhos.
Nossos rostos mudaram. A suavidade da infância deu lugar a uma pele com rugas, que nada mais são as cicatrizes das batalhas enfrentadas e vencidas. A guerra não se ganha nunca. Já que a morte é algo certo para todos. Mas o importante é ser valente, sonhador e crer que o amanhã reserva algo especial para cada um de nós.
Estou escrevendo tudo isso porque essa semana ganhei um cd da minha irmã. Um apanhado de MPB (sim! ouvimos outros sons além de Rock´N Roll). Ouvi "A Lista" de Oswaldo Montenegro que me deixou pensando e tentando fazer a minha lista. Pude perceber que deixei todos esses amigos e sonhos no passado. Coloquei em uma caixa de sapato os bilhetinhos de paqueras da adolescencia, fotos dos amigos nos momentos legais que vivi e hoje descansa no fundo do meu guarda roupa.

Ai em baixo esta a letra da música para você que não teve a oportunidade de ouvi-la.



Faça uma lista de grandes amigos
Quem você mais via há dez anos atrás
Quantos você ainda vê todo dia
Quantos você já não encontra mais...
Faça uma lista dos sonhos que tinha
Quantos você desistiu de sonhar!
Quantos amores jurados pra sempre
Quantos você conseguiu preservar...
Onde você ainda se reconhece
Na foto passada ou no espelho de agora?
Hoje é do jeito que achou que seria
Quantos amigos você jogou fora?
Quantos mistérios que você sondava
Quantos você conseguiu entender?
Quantos segredos que você guardava
Hoje são bobos ninguém quer saber?
Quantas mentiras você condenava?
Quantas você teve que cometer?
Quantos defeitos sanados com o tempo
Eram o melhor que havia em você?
Quantas canções que você não cantava
Hoje assobia pra sobreviver?
Quantas pessoas que você amava
Hoje acredita que amam você?

Oswaldo Montenegro



Faço um desafio. Tent fazer a sua lista. Veja o que pode preservar e o que você perdeu. Veja se é possível recuperar. Veja se é possivel manter o que tem.
Boa Sorte!